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Sinistro Auto                                                                                                                                                                                                                        1- Como devo proceder quando meu veículo for furtado ou roubado?       Ocorrendo qualquer sinistro com seu veículo entre em contato com:                                                                                          - Tatim Corretora de Seguros Ltda no (54) 3381-2279                            - Na impossibilidade ligue para a central de atendimento 24hs da sua seguradora e posteriormente informe a Tatim Corretora de Seguros.                                                                                                                                                                                                                MANTENHA O CARTÃO DA ASSISTÊNCIA 24 HORAS SEMPRE VISÍVEL NO VEÍCULO OU JUNTO AOS DOCUMENTOS.                                                                                                                                              Antes da comunicação algumas providências devem ser tomadas:                                                                                                                          - Informe o seu corretor. Ele irá orientá-lo sobre os procedimentos corretos;                                                                                                        - Registre o Boletim de Ocorrência, o mais rápido possível, junto ao órgão competente ou via internet (em cidades que o serviço esteja disponível), basta acessar o site da Secretária de Segurança;            - Não esqueça de relatar no BO todos os documentos furtados ou roubados;                                                                                                      - Dica: não deixe documentos nem IPVAs dentro do veículo. Em caso de furto ou roubo serão solicitadas 2º vias e isso gera morosidade no tramite do processo, além de custos adicionais.                                                                                                                                                                                                                                                            2- Como devo proceder quando ocorrer uma colisão?                                                                                                                                               Ocorrendo qualquer sinistro com seu veículo entre em contato com:                                                                                                               - Tatim Corretora de Seguros no (54) 3381-2279                                     - Na impossibilidade ligue para a central de atendimento 24hs da sua seguradora e posteriormente informe a Tatim Corretora de Seguros.                                                                                                                                                                                                             MANTENHA O CARTÃO DA ASSISTÊNCIA 24 HORAS SEMPRE VISÍVEL NO VEÍCULO OU JUNTO AOS DOCUMENTOS                                                                                                                                               Antes da comunicação algumas providências devem ser tomadas:                                                                                                       - Envolvendo vítimas: comunique imediatamente a polícia (190) ou os bombeiros (193) para que a vítima seja socorrida adequadamente. O Boletim de Ocorrência neste caso é obrigatório;                                                                                                    - Sem condições de locomoção: ligue para central de atendimento 24 horas da sua seguradora e solicite o guincho;                                  - Com terceiros: independente de quem for a responsabilidade pelo acidente, faça Boletim de Ocorrência, desta forma você estará preservando seus direitos. Entre em contato com a Tatim Corretora de Seguros ou a sua seguradora. Caso você seja o responsável, passe ao terceiro nosso telefone e peça que entre em contato.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     3- Quais os documentos necessários para abrir um sinistro?             Além dos documentos é fundamental informar os dados referentes ao sinistro:                                                                                 - local (nome da rua, altura, número, bairro, ponto de referência);   - horário. De forma geral os documentos necessários para dar entrada nos sinistros juntos às seguradoras são:                                   - Cópia simples do documento do carro de porte obrigatório           - Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);           - Cópia simples da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor;                                                                                                       - Cópia simples do Boletim de Ocorrência, se houver;                       - Nome e CPF do proprietário, dados dos veículos envolvidos no acidente, e das pessoas que os conduziam na ocasião (nome, endereço e telefone);                                                                                 - Nome, CPF e telefone de vítimas envolvidas no acidente.                                                                                                                                                                                                                                                                   4- Quando o boletim de ocorrência é obrigatório?                               Quando houver vítima e nos casos de furto ou roubo. Mas é aconselhável fazer quando as avarias forem de grande monta ou quando existirem terceiros envolvidos, para que o segurado preserve seus direitos.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 5- Se o seguro for acionado somente para atendimento ao terceiro pagarei franquia?                                                                           Não, a franquia deve ser paga somente quando o seguro for acionado para reparos no veículo segurado.                                                                                                                                                                                                                                                                                           6- Quando devo pagar franquia e para quem?                                   A franquia é devida nos casos de colisão e furto localizado, quando os prejuízos apurados ultrapassarem este valor que é previsto em contrato e deverá ser paga para oficina quando o veículo for retirado. Dica: consulte nossa corretora. No uso de oficinas credenciadas na sua seguradora você pode optar por desconto nas franquias, parcelamento ou carro reserva.                                                                                                                                                                                                                                                                       7- Quando as seguradoras consideram que um veículo batido é Perda Total?                                                                                                 Após vistoria realizada por um perito da seguradora, os prejuízos serão apurados. Se estes prejuízos atingirem o valor correspondente à 75% do valor do carro ou mais, estará caracterizada a perda total.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         8- O meu contrato de seguro prevê indenização com base no Valor Médio de Mercado Referenciado?                                       Como fico sabendo o valor correspondente ao meu veículo? Primeiro você tem que verificar em sua apólice de seguro, qual a tabela adotada por sua seguradora e o fator de ajuste do seu contrato. A mais utilizada é a Tabela Fipe, atualizada mensalmente, e o fator de ajuste geralmente corresponde à 100% da tabela.                                                                                                                                                                                                                                                           9- O que é bônus?                                                                               Critério de desconto do preço do seguro cedido ao segurado em função de seu histórico individual junto às seguradoras. Representa a experiência do segurado em função dos sinistros ocorridos e indenizáveis. Trata-se de um direito pessoal e expresso em classes.                                                                                     Exemplo: bônus classe 2 (o segurado possui seguros há 2 anos sem ter sofrido sinistro algum).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 10- Fiz um seguro e no meio da vigência ocorreu uma alteração no perfil. Preciso informar a CIA?                                                         Sim, todas as alterações ou modificações que ocorrerem durante a vigência de uma apólice contratada com perfil, devem ser informadas, caso contrário existe o risco da seguradora negar o pagamento de um eventual sinistro.                                                                                                                                                                                                                                                                                                       11- Qual o prazo para acionar o seguro em caso de colisão?           O prazo legal é de um ano para qualquer tipo de sinistro, mas o ideal é comunicar seu corretor imediatamente, para evitar que as avarias sejam agravadas, e o segurado perca a cobertura.                                                                                                                                                                                                                                                                 12- Fiz um seguro em 6 parcelas, na 3ª parcela o veículo foi furtado. Sim, você só recebera a indenização caso quite estas parcelas. No entanto, há a opção de descontar o valor dessas parcelas da indenização.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           13- Contratei seguro para vidros, como acionar?                                 Ligue para a Tatim Corretora de Seguros e iremos verficar se há a cobertura, em seguida acionaremos a cobertura junto a seguradora e iremos retornar com as informações devidas para a efetuar a trouca. Ou, se preferir ligue para assistência 24hs da sua seguradora e um atendente irá encaminhá-lo para uma loja especializada credenciada para que a troca seja efetuada. Lembrando que para essa cobertura há o pagamento de franquia que deverá ser efetuado no ponto de troca.                                                                                                                                                                                                                                                                                         14- Ficarei sem cobertura se pagar a parcela do seguro atrasada?   Se a parcela não for paga no prazo determinado, automaticamente o seguro estará sem cobertura. Você deve ligar imediatamente para a Tatim Corretora de Seguros para que seja realizado um cálculo do valor atualizado da parcela pendente.                                                                                                                                                                                                                                                         15- Como devo proceder se meu veículo for furtado/roubado e localizado posteriormente com avarias?                                               A seguradora deverá ser informada imediatamente, mas somente o proprietário do veículo pode retirá-lo da delegacia, ou pessoa autorizada através de procuração. A polícia providenciará então um Boletim de Ocorrência de Localização e um Auto de Entrega e Constatação de Danos informando todas as avarias constatadas. O conserto do veículo será feito com base nestas informações mediante o pagamento de franquia.                                                                                                                                                                                                                                                                                                       16- Se meu veículo furtado/roubado for localizado depois que a documentação já tiver entregue à Cia?                                                     Até o momento da indenização o veículo é de propriedade do segurado. A transferência do bem só se caracteriza com o pagamento da indenização.


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